Triste

Cinco dos oito atores de ‘Sai de Baixo’ já faleceram

Série de comédia foi exibida entre 1996 e 2002 na Globo

Parte do elenco da série já morreu ao longo dos últimos anos
Parte do elenco da série já morreu ao longo dos últimos anos |  Foto: Reprodução/Rede Globo

A sitcom brasileira de comédia "Sai de Baixo" fez um enorme sucesso durante o tempo em que esteve no ar. Transmitida pela Rede Globo entre 1996 e 2002, a série animou as noites de domingo de muitas famílias no Brasil. Porém, ao longo do caminho e após o fim do programa na TV, cinco dos oito atores faleceram devido a doenças, mas deixaram um legado por seus papéis memoráveis.

A perda mais recente foi da atriz Aracy Balabanian, que faleceu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Ela ficou marcada por interpretar Cassandra e estava enfrentando uma batalha contra um câncer no pulmão desde o ano anterior. Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Apesar da doença, a causa exata da morte de Aracy não foi divulgada pelo hospital.

Cláudia Rodrigues, atriz, humorista, dubladora e roteirista, deu vida a Edileuza, a primeira empregada que trabalhou na casa de Vavá, no Largo do Arouche. Ela faleceu em 20 de agosto de 2022, aos 63 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.

Luis Gustavo, que interpretou Vavá, o patriarca da família na série, também faleceu. Síndico do prédio e dono do famoso apartamento no Largo do Arouche, ele morreu em setembro de 2021, aos 87 anos. O ator lutou contra um câncer no intestino desde 2018.

Após a saída de Claudia Jimenez, Márcia Cabrita assumiu o papel da nova empregada da casa. Sua atuação foi muito elogiada pelo público. No entanto, a atriz faleceu em 2017, aos 53 anos, depois de uma batalha contra um câncer no ovário, diagnosticado em 2010, que a levou a anos de tratamento.

O ator Luis Carlos Tourinho entrou na série no início dos anos 2000, substituindo o personagem Ribamar, interpretado por Tom Cavalcante. Com seu personagem Ataíde, conquistou o coração do público. Ele faleceu aos 43 anos, em 2008, após um aneurisma cerebral.

  • Aracy Balabanian, interpretava "Cassandra".
    Aracy Balabanian, interpretava "Cassandra".
  • Cláudia Rodrigues, era "Edileuza".
    Cláudia Rodrigues, era "Edileuza".
  • Luis Gustavo, era o patriarca "Vavá"
    Luis Gustavo, era o patriarca "Vavá"
  • Márcia Cabrita, assumiu o papel de Claudia Jimenez e interpretava a empregada "Neide".
    Márcia Cabrita, assumiu o papel de Claudia Jimenez e interpretava a empregada "Neide".
  • Luis Carlos Tourinho, entrou em 2000 na série e deu vida ao personagem "Ataíde".
    Luis Carlos Tourinho, entrou em 2000 na série e deu vida ao personagem "Ataíde".

Na telona 

Em 2013, parte desse elenco se reuniu novamente para gravar quatro novos episódios em comemoração aos três anos do canal "Viva". Anos depois, em 2018, eles se uniram mais uma vez para fazer um filme, lançado em 2019.

No total, foram oito temporadas com 241 episódios, todos gravados no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Com um humor sarcástico, o elenco era composto por Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Marisa Orth, Tom Cavalcante, Cláudia Jimenez, Márcia Cabrita, Luiz Carlos Tourinho e Cláudia Rodrigues.

< Cem crianças foram mortas por tiros no Rio desde 2007, diz ONG Niterói tem projeto cultural remunerado para jovens de comunidade <